[Escrito em 28 de fevereiro de 2021]
Vocês não conhecem ela. E falam. Falam. Falam.
Ainda hoje, apesar da proximidade, eu a conheço ela. Não por inteiro. Não toda, mas um pouco mais que vocês.
Ainda que a gente nunca se conheça a gente mesmo por inteiro, ela se conhece mais do que muitos de vocês se (des)conhecem de vocês mesmos.
Ela diz "eu sei" quando recebe um elogio. Porque ela se sabe mesmo.
Ela passou por coisas na vida. E isso a deixou meio longe. De vocês. Mas não dela mesma.
Ela é crítica. Pensa e diz. Sinceramente.
Gosta das regras. Dos formatos claros.
Gosta da honestidade e transparência.
Tem um jeito um pouco ácido (já disse a vocês que prefiro as comidas e bebidas ácidas?).
Mas, além da acidez, tem um jeito muito amoroso.
Viveu coisas na vida. Vive coisas na vida. Dessas que vocês nem sabem. Tudo isso - as coisas que viveu, as pessoas que ganhou e perdeu - a formam quem ela é hoje.
Mas é isso: vocês não a conhecem. Só ficaram com a treta. Eu também tinha ficado.
Ela?
Dá. Dá. Dá. Sem nem precisar de "obrigada" do outro lado.
Dá livros. Dá carinho. Dá preocupação. Dá troca. Dá conversa. Dá "como você está?"
O que vocês viram (eu escrevi "firam", antes de viram, olhem só, junguianos!) foi uma fatia dela. Uma fatia fina. Há um tempo bem longe atrás.
Eu nem sei como e nem por quê me permiti abrir a janela e a porta e me aproximar. Não sou dessas. Tenho um lado intransigente. Agressivo. Turrona. Teimosa. Mas nem lembro os motivos (a memória dela é melhor que a minha).
Sei que hoje somos próximas.
O nosso elevador, só a gente está. É uma amizade em segredo.
Não que a gente precisa esconder.
Mas não precisa alardear.
Não precisa de "te amos" fúteis e bobos.
Não precisa pedir e nem doar.
Só estamos ali - à distância - mas na proximidade que nos permite.
Não precisa gritar pros lados. Nem ela. Nem eu.
Vocês não precisam conhecê-la. Só não a julguem.
Porque a capa é só a capa.
Do lado de dentro tem tanta coisa bonita que... ah... se vocês conhecessem... iam querer era estar naquele elevador também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário